Como Funciona

 

Feirantes

 

A Terrestre não possui produtos próprios, apenas fornece a plataforma para que produtores ou intermediários, os quais chamamos de feirantes, exponham e comercializem seus produtos. Os feirantes podem comercializar:

 

- Apenas produtos próprios;

- Produtos próprios e de terceiros;

- Apenas produtos de terceiros.

 

Em todos os produtos disponibilizados na Terrestre é informado quem é o seu produtor, o local onde foi produzido e quem é o feirante responsável por sua venda.

 

 

Feiras

 

Para favorecer o comércio local, aproximar feirantes e consumidores, e até mesmo por razões logísticas, a Terrestre trabalha com o conceito de feiras.

 

Cada feira é formada, em geral, por um grupo de feirantes que se dispõem a expor seus produtos simultaneamente em uma página exclusiva e realizar as entregas aos consumidores periodicamente na mesma data e local. Assim, os consumidores podem adquirir produtos de vários feirantes em uma única compra e retirar (ou receber, caso a feira ofereça esse serviço) a sua encomenda na data e local referentes à feira em questão.

 

As feiras são independentes entre si, apesar de um feirante ser capaz de participar de mais de uma feira ao mesmo tempo, sempre obedecendo às regras de exposição de produtos e de entregas de cada uma. Toda feira possui um representante, feirante responsável pelas configurações da mesma na plataforma. Não se descarta a possibilidade de haver feiras com um único feirante, nesse caso, o seu representante.

 

Cada feira possui próprio(a):

 

- Página (ex.: www.terrestre.eco.br/feira-xyz.html);

- Proposta (ex.: Apenas produtos orgânicos e artesanais provenientes da agricultura familiar);

- Periodicidade (ex.: Semanal);

- Período de recebimento de pedidos (ex.: De domingo às 12:00h a terça-feira às 12:00h);

- Data de entrega/retirada (ex.: Quartas-feiras entre 14:00h e 18:00h);

- Forma de entrega/retirada (ex.: Entrega em domicílio ou retirada no endereço “xyz”, a critério do cliente);

- Representante;

- Regras extras, caso se aplique.

 

 

Tipos de Feiras

 

As feiras não são necessariamente criadas pelos próprios feirantes. Qualquer pessoa, empresa ou grupo, pode conceber uma feira com suas próprias regras, contanto que haja feirantes dispostos a comercializarem seus produtos nela e seja autorizada pela Terrestre. Exibimos abaixo alguns modelos de feiras que podem ser criadas. Caso tenha interesse em organizar uma feira, entre em contato conosco.

 

Feira-livre real

 

Nesse modelo, a feira virtual da Terrestre está associada a uma feira-livre real na qual feirantes expõem e vendem seus produtos diretamente ao público. Inúmeras vantagens podem ser obtidas dessa associação, dentre as quais, destacamos:

 

- Praticidade ao consumidor, que pode saber de antemão quais produtos estarão disponíveis na feira, assim como deixar os produtos que deseja já reservados e pagos, bastando fazer a retirada;

- Feira pode oferecer aos clientes serviço de entrega dos produtos encomendados;

- Maior previsibilidade de demanda ao feirante, que além de ter garantida a venda dos produtos já encomendados, pode estimar a venda presencial que terá na feira com base na quantidade previamente encomendada;

- Feirantes que não possuem disponibilidade de estarem presentes durante todo o período de duração da feira-livre, podem trabalhar apenas com vendas sob encomenda.

 

Compras coletivas

 

Um grupo de consumidores pode se organizar e criar uma feira com suas próprias regras, como dia, horário e local em que os feirantes irão entregar as encomendas. Além do fator quantidade, o grupo pode se comprometer, por exemplo, a gerenciar e separar os próprios pedidos, reduzindo a mão-de-obra dos feirantes, podendo obter descontos junto a eles com isso. Algumas sugestões de grupos de compra coletiva são:

 

- Pessoas com hábitos de consumo semelhantes;

- Funcionários de empresas;

- Moradores de condomínios;

- Associações;

- Escolas;

- Hospitais;

- Clubes.

 

Pontos comerciais

 

Um ponto comercial alinhado com os princípios da Terrestre pode ser um bom local para abrigar uma feira, se colocando como um entreposto para retirada das encomendas e podendo incluir seus próprios produtos na página da feira. A sinergia gerada entre o proprietário do ponto comercial, os feirantes e consumidores, inclui:

 

- O proprietário atrai para o seu estabelecimento consumidores interessados nos produtos dos feirantes, que não deixam de ser potenciais consumidores dos seus próprios produtos/serviços;

- O proprietário passa a contar com um canal extra de exposição, divulgação e venda dos seus produtos, a internet, através da feira virtual;

- O contato entre as partes pode propiciar oportunidades de negócios, por exemplo, o feirante pode vir a ser tornar um revendedor dos produtos do proprietário do ponto comercial e vice-versa;

- Os clientes do estabelecimento comercial podem vir a se tornar clientes dos feirantes e vice-versa;

- O consumidor tem a comodidade de retirar sua encomenda em um ponto comercial de fácil acesso, podendo até mesmo receber a encomenda no endereço desejado, caso a feira ofereça essa opção;

- O consumidor pode adquirir produtos/serviços de naturezas distintas em um mesmo local.

 

Distribuidores

 

São pessoas físicas ou jurídicas que se propõem a atuarem como o entreposto onde feirantes entregam os produtos, para então serem distribuídos aos clientes. Além dos produtos de outros feirantes, caso o distribuidor disponibilize produtos de produção própria ou adquiridos de terceiros, ele também será um feirante em sua própria feira. Há ainda a possibilidade de o distribuidor ser o único feirante em sua feira. Distribuidores podem oferecer uma gama de serviços tanto aos consumidores quanto aos feirantes, tais como:

 

- Retirada de encomendas em locais de fácil acesso, entrega em endereço e horários específicos, entre outras facilidades;

- Revender produtos que não estão disponíveis localmente, agregando variedade à oferta de produtos;

- Gerenciar o sistema da Terrestre para outros feirantes;

- Separar os pedidos, dispensando feirantes dessa tarefa.

 

 

Feirantes Independentes

 

Os feirantes também podem atuar de forma independente, comercializando e distribuindo seus produtos por conta própria. Para isso, a Terrestre disponibiliza duas feiras que estão acessíveis a todos os feirantes cadastrados:

 

Feirantes Independentes - Correios

 

Diferentemente dos modelos apresentados acima, onde vários feirantes disponibilizam seus produtos simultaneamente na mesma data, horário e local, cada feirante despacha seus produtos individualmente a partir de seu local de origem para outras cidades através dos Correios. As principais características desta feira são:

 

- Feirantes podem disponibilizar seus produtos a consumidores em qualquer lugar do Brasil;

- Nossa plataforma é integrada ao sistema dos Correios, realizando automaticamente o cálculo do frete de acordo com o peso, origem e destino de cada encomenda, assim como o tipo de envio (PAC ou SEDEX);

- Os consumidores têm acesso a produtos não disponíveis em sua região. Em uma única transação, podem adquirir produtos de feirantes de diversas partes do Brasil, os quais enviarão suas encomendas de forma independente uns dos outros.

 

Feirantes Independentes - Entrega Própria

 

Nesta feira cada feirante fornece opções próprias de frete, oferecendo condições de entrega/retirada de acordo com sua capacidade logística, geralmente restrita às proximidades de seu local de origem. Por exemplo, um feirante pode disponibilizar ao consumidor a opção de retirar a encomenda gratuitamente em um endereço específico, ou de recebê-la em qualquer endereço do município onde o feirante atua ao custo de R$10,00. Vantagens da feira:

 

- Opção de comercialização para feirantes que ainda não integram uma feira ou preferem atuar de forma individual;

- Oferece maior flexibilidade para feirantes que já integram feiras mas possuem capacidade para disponibilizar seus produtos de outras formas ou em dias diferentes dos estabelecidos por elas;

- O consumidor pode aplicar um filtro para visualizar apenas os produtos que estão disponíveis no seu município, adquiri-los de vários feirantes simultaneamente em uma única compra, recebendo ou retirando as encomendas separadamente com cada um.